Com o a crise de falta d’água no planeta, a lavação a seco é uma alternativa e um procedimento que pode ser feito em casa ou empresas especializadas. Algumas capitais brasileiras já aprovaram projetos que preveem multas para quem for flagrado lavando carros ou calçadas com água tratada. Para quem usa serviços de lavação rápida, estudos alertam que uma lavagem rápida pode representar desperdício de mais de 550 litros de água. Por estes motivos, o mercado trouxe fórmulas para não ficar com o veículo sujo na garagem: a lavação a seco.

A operação pode ser feita em casa e só requer um pouco de paciência, além de muitos panos de microfibras, indicados para esse tipo de limpeza. Segundo especialistas, o processo deve começar sempre pelo teto, passando pelo capô e, por último, lateral e partes baixas da lataria. Nesses locais, o indicado é utilizar um pouco mais da mistura no tecido para retirar o ‘grosso’ da sujeira. Basta aplicar o produto no pano e fazer movimentos circulares na lataria. Antes que seque, outro pano limpo é usado para remover o produto. O processo de limpeza deve ser com o automóvel à sombra e lataria fria. Esta solução pode ser aplicada em todos os tipos de pintura que tenha verniz e esteja em bom estado de conservação.

Existe uma gama de produtos no mercado apresentados em forma de gel, pasta ou spray. A forma de uso varia, sendo alguns instantâneos e outros que agem em poucos segundos, mas todos são de fácil aplicação. Estes produtos são encontrados em lojas especializadas, mercados ou em sites na internet (procure por “lavação automotiva a seco” para encontrar um fornecedor).

Passo a passo para a lavagem a seco em casa:

  1. Depois de comprar um kit de limpeza a seco, certifique-se que o carro está à sombra e com a lataria fria.
  2. Agite bem o produto antes de usar e durante toda a aplicação.
  3. Utilize um pano de microfibra para aplicar o produto na lataria e outros dois (ou mais, dependendo do tamanho do automóvel) para remover a solução.
  4. Dobre um dos panos de microfibra por duas vezes de forma a obter oito faces de limpeza. Mude a face e desdobre sempre que estiver muito sujo.
  5. Aplique o produto no pano de microfibra – não direto na lataria. Com movimentos circulares, limpe as partes desejadas e, antes de secar, remova-o com o outro pano de microfibra, limpo e seco.
  6. Limpe pequenas áreas de cada vez. Limpe o veículo sempre de cima para baixo.
  7. Caso o produto seque na lataria, aplique novamente o produto e repita o processo.
  8. Ao final, utilize outro pano para dar brilho e acabamento.
Posts recomendados

Deixe um comentário