Não somente os acidentes podem danificar a pintura do seu carro. A chuva, o sol, o vento e as alterações no clima também prejudicam a aparência do veículo. Com o passar do tempo, estes fatores naturais fazem a pintura do seu carro perder o brilho e para preservá-lo, existem muitos serviços oferecidos em oficinas e lava-rápidos especializados.

“Atualmente, existem dois tipos de tintas automotivas: as metálicas e as sólidas. Porém, o tratamento para conservação é o mesmo em ambas. Também, o proprietário deve saber que realizar o polimento muitas vezes seguidas, pode, por exemplo, desgastar as camadas de tinta. A periodicidade com que se deve fazer o serviço depende de como e onde o carro está sendo usado”, explica o gerente do laboratório de cores de tintas automotivas da BASF, André Oliva.

Saiba a seguir, os principais serviços disponíveis no mercado para prolongar a boa aparência do seu veículo:

Descontaminação

Não, seu carro não está doente, mas existem algumas partículas que não serão removidas com a lavagem tradicional. É aí que entra a descontaminação. De acordo com Tiago Garcia, da Lave Park, o processo utiliza uma massa abrasiva de argila. “É como um creme esfoliante para o carro. Ela remove as impurezas e dá um aspecto bem liso à pintura”, diz. Mas não tema, apesar do material abrasivo, Garcia afirma que esse é um processo pouco agressivo para a pintura. Ele pode ser utilizado para preparar o veículo para outros serviços voltados à estética.
A descontaminação sai a partir de R$ 199, dependendo do tamanho do carro, e pode ser realizada a cada seis lavagens.

Enceramento

O enceramento básico consiste em utilizar uma cera sintética sobre a pintura do carro para apenas protegê-la. Este material evita que líquidos e impurezas grudem na pintura. O processo custa em torno de R$ 140 e pode ser feito a cada dois meses ou a cada seis lavagens. Diretor comercial da DryWash, Mateus Brittes afirma que “dependendo de como você guarda o seu carro – local fechado, coberto ou exposto – o enceramento básico pode durar mais.”

O segundo tipo de enceramento se utiliza de uma politriz roto orbital, máquina que gira bem rápido para espalhar a cera sobre a pintura. Esse processo é abrasivo e já começa a impactar, levemente, o verniz da pintura do carro. Aqui, além de proteção, o processo também oferece mais brilho ao carro. O custo para isso é de, no mínimo, R$ 170 e pode ser feito a cada seis lavagens.

Outra opção de enceramento recebe o nome de cristalização. Neste caso, a politriz também é usada, mas o material escolhido é a cera de carnaúba. Natural, é considerada a melhor cera disponível no mercado. Oferece uma proteção mais duradoura e um visual mais brilhante. Seu custo gira em torno de R$ 220, dependendo do carro, e a aplicação pode ser feita a cada dois meses. Todos os tipos de enceramento servem para proteger e dar brilho ao carro, ele não tem como objetivo eliminar riscos ou nivelar o verniz.

Polimento

O ato de polir consiste em dar – ou devolver – o brilho a uma determinada superfície. Também usando a politriz, o processo desgasta uma das camadas de verniz da pintura, já que este é o primeiro a sofrer com riscos e impurezas. Ao remover a camada avariada, você devolve o brilho e elimina riscos e algumas leves imperfeições.

Mas o verniz não é infinito e o polimento é o processo mais abrasivo disponível. Portanto, deve ser feito com certa cautela. “Processos abrasivos de pintura como polimento são recomendados apenas algumas vezes na vida útil do veiculo, pois promovem a retirada de parte do verniz por abrasão”, afirma o consultor técnico da WashUp, Anderson Leal. O bom é que o polimento só seja feito uma vez ao ano.

É um processo mais caro e custa a partir de R$ 450 e chega até uns R$ 700 para um polimento completo. Se possível, meça quantos micrômetros ainda existem de verniz. Menos de 90 micrômetros indica uma pequena quantidade e o polimento deve ser evitado nesses casos.

Vitrificação

É o processo em que nano partículas de vidro permeiam toda a pintura do carro e criam uma camada protetora. Ela oferece uma proteção duradoura e um visual quase impecável ao veículo. Seu custo varia dos R$ 750 a R$ 1.000, dependendo de local e modelo de carro, e sua duração é de pelo menos três anos.

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