Com base nas últimas imagens do Volkswagen T-Cross 2024, capturadas com adesivos de camuflagem estrategicamente posicionados, decidimos antecipar como provavelmente será o seu design final. É importante lembrar que essas linhas podem diferir para o modelo brasileiro, que geralmente passa por algumas alterações pontuais no visual.
Nossa projeção exclusiva do T-Cross busca mostrar como será o SUV compacto sem os adesivos nos para-choques, faróis e lanternas. Os protótipos mais recentes indicam que a Volkswagen não fará uma revolução no design do utilitário, mantendo uma aparência bastante semelhante à do modelo atual.
Essencialmente, espera-se que a carroceria permaneça inalterada em termos de tamanho. O T-Cross europeu possui 4,11 metros de comprimento, enquanto a versão brasileira mede 4,19 metros. A largura deve ser mantida em 1,76 metro e a altura continuará em 1,58 metro (1,57 metro na versão nacional).

A frente do veículo mudará com a adição de uma barra cromada no centro da grade, um elemento que já estava presente no modelo europeu, mas ausente no brasileiro. O para-choque terá uma entrada de ar mais ampla e perderá a faixa com o nome do carro abaixo da placa de identificação.
A parte emborrachada também será removida e os faróis de neblina terão um novo formato. É esperado que os faróis adotem o sistema IQ.Light de LEDs com projetor nas versões mais sofisticadas, enquanto as versões mais básicas podem seguir o padrão do Polo, contando com LEDs de série, porém com um sistema mais simples.

Embora não tenhamos mostrado na projeção, a traseira também deve receber atualizações. As lanternas parecem apresentar um novo design interno nas extremidades, enquanto o para-choque será modificado para se assemelhar ao dianteiro. No interior, rumores sugerem que haverá uma nova central multimídia para o mercado europeu, com uma tela maior do que a atual de 9,2 polegadas.
Em relação aos motores, a única possível novidade é a inclusão do motor 1.0 turbo de 116 cv nas versões de entrada, mantendo o motor 1.0 turbo de 125 cv nas configurações intermediárias. O T-Cross Highline, versão mais cara, deve continuar oferecendo o conhecido motor 1.4 turbo de 150 cv, proporcionando um desempenho mais esportivo.
Ainda é um mistério quando o T-Cross renovado chegará ao Brasil. Apesar de estar passando por testes há algum tempo, a fabricante recentemente anunciou uma redução na produção do SUV compacto em São José dos Pinhais (PR) devido à queda nas vendas de veículos novos.
Com a fábrica operando em apenas um turno pelos próximos dois a seis meses a partir de junho, existe a possibilidade de que o lançamento comercial do T-Cross atualizado seja adiado para o final do ano. Os entusiastas da Volkswagen e os admiradores do T-Cross aguardam com expectativa a revelação oficial do novo design e a chegada dessa versão renovada ao mercado brasileiro.