Bateria quase eterna – A Toyota eleva as expectativas sobre o futuro dos veículos elétricos (EVs). A montadora japonesa afirma que suas baterias de estado sólido de última geração poderão durar 40 anos.
Essa durabilidade, que ultrapassa a vida útil média de um veículo, promete redefinir a fabricação e o uso de baterias na indústria automotiva. O anúncio sugere uma revolução no mercado de eletrificados, diminuindo a necessidade de substituição e o impacto ambiental.

Durabilidade Extrema e Retenção de Capacidade
Keiji Kaita, líder do Centro de Desenvolvimento de Engenharia Avançada de Carbono Neutro da Toyota, revelou a meta ousada. Ele explica que a montadora almeja que a bateria de estado sólido mantenha 90% de sua capacidade original após quatro décadas.
Atualmente, as baterias de íon-lítio convencionais possuem uma meta de 10 anos de uso com 90% de capacidade. A longevidade projetada pela Toyota supera em 2,7 vezes a vida útil média de um carro nos EUA, que é de 14,5 anos.

Estado Sólido Promete Vantagens Técnicas
As baterias de estado sólido são consideradas o “santo graal” da eletrificação. A tecnologia oferece vários benefícios técnicos cruciais. Elas podem proporcionar maior autonomia, reduzir drasticamente o peso do conjunto de baterias e melhorar o perfil de segurança, diminuindo o risco de incêndio.
Além disso, a tecnologia permite carregamento muito mais rápido e uma durabilidade superior, suportando mais ciclos de carga-descarga.

Custo E Benefício a Longo Prazo
A Toyota reconhece que o custo inicial dessas novas baterias de estado sólido será mais elevado. No entanto, Kaita enfatiza que a longevidade compensará essa diferença. O foco da empresa está em utilizar os recursos de vida superlonga da tecnologia.
Os benefícios amplos incluem menos substituições, custos de manutenção menores durante a vida útil do veículo e redução do impacto ambiental na produção de baterias.

Concorrentes Também Apostam na Longevidade
Outras empresas também trabalham arduamente no desenvolvimento de baterias de estado sólido. A Samsung SDI, por exemplo, afirmou que suas baterias serão projetadas para durar 20 anos.
A Solid Power, que colabora com a BMW, demonstrou que suas baterias experimentais suportam mais de 1.000 ciclos de carga. Um estudo da Universidade de Harvard chegou a desenvolver uma bateria que reteve 80% da capacidade após 6.000 ciclos.

Aplicações Iniciaise o Futuro de EVs
A Toyota estabeleceu parcerias estratégicas com a Idemitsu Kosan (eletrólitos) e a Sumitomo Metal Mining (materiais de cátodo) para a produção. As indicações sobre a primeira aplicação ainda são conflitantes.
A montadora menciona uma aplicação em um híbrido e, mais recentemente, um uso de “alta potência, compacto e de longo alcance”. O Lexus Electrified Sport Concept, um possível sucessor do LFA, surge como uma aplicação lógica para estrear a tecnologia entre 2027 e 2028.
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