É VW pra dar e vender! A China, sendo o maior mercado automotivo do mundo, tem espaço para uma variedade incrível de marcas e modelos. No entanto, a Volkswagen parece ter levado isso a um novo nível.
A montadora alemã possui uma das linhas de produtos mais extensas, cobrindo praticamente todos os subsegmentos dentro das categorias populares – especialmente os SUVs e sedãs, que são muito apreciados pelos consumidores chineses.
Comparação com o Mercado Brasileiro
Atualmente, a linha de carros da Volkswagen na China inclui nada menos que 11 sedãs diferentes e impressionantes 19 SUVs, além de hatchs e até vans. Para colocar isso em perspectiva, no Brasil, a linha completa de modelos da VW é composta por 11 carros, dos quais cinco são SUVs e apenas dois são sedãs.
As Parcerias da Volkswagen na China
Mas por que a Volkswagen tem tantos modelos na China? A resposta é bastante interessante. Basicamente, a linha de carros da Volkswagen é duas vezes maior do que deveria ser por causa de suas parcerias. Para operar na China no passado, as marcas precisavam se associar a empresas locais para permitir a importação e a produção local.
A Volkswagen tem duas dessas joint-ventures. A primeira foi criada com a SAIC em 1984 para a produção do Santana. Depois, veio a parceria com a FAW em 1991. Ambas continuam fortes até hoje, mas a Volkswagen precisa agradar a ambas. Como resultado, cada modelo lançado pela SAIC-VW precisa ter um equivalente FAW-VW e vice-versa.
Redundâncias e Diferenças na Linha de Produtos
Isso resultou em algumas redundâncias, como o T-Cross e o Tacqua, que são o mesmo carro, mas com para-choques diferentes. Existem modelos equivalentes, mas com diferenças visuais mais profundas, como o Tayron e o Tiguan. No entanto, outros modelos, como o Touareg e o Golf, não seguem essa logística.
A Complexa Lista de SUVs da Volkswagen
A lista de SUVs da Volkswagen é bastante complexa. Do lado da SAIC, a linha começa com o T-Cross, o modelo de entrada da marca, mas que tem visual igual à variante vendida na Índia.
Depois, a marca oferece o Tharu, um SUV médio que deu origem ao Taos no Brasil. O Tiguan é contado três vezes na China, porque tem a versão regular curta, o Allspace (que lá é chamado de Tiguan L) e o cupê Tiguan X, que foi lançado em 2020.
No topo da gama de modelos da SAIC-Volkswagen está o Teramont de sete lugares e sua versão cupê Teramont X. No segmento elétrico, a SAIC tem o ID.4X, que tem um design substancialmente diferente da versão internacional, e o ID.6X, que é vendido apenas na China.
Confira Catálogo de Modelos VW na China
A Linha de Produtos da FAW-Volkswagen
Do lado da FAW, a linha começa com o Tacqua, que é o T-Cross com visual igual à versão europeia, mas com entre-eixos do modelo brasileiro. Equivalente ao Tharu, está o T-Roc, também igual ao vendido na Europa.
Já para o segmento médio, a Volkswagen tem o Tayron e o Tayron X como equivalentes do Tiguan e do Tiguan X. Os gigantescos Talagon e Tavendor encerram a lista de modelos a combustão e ambos são exclusivos da VW China.
É Carro Pra Dar e Vender, Mais…
Em resumo, a Volkswagen na China é um caso intrigante de uma linha de produtos extremamente extensa e diversificada, que reflete a complexidade e a escala do mercado automotivo chinês.