Elétricos Chineses Lideram os Mercados Mundiais – A China já se tornou uma potência na exportação de carros, aproveitando o excesso de produção de modelos a gasolina que não encontram mais mercado interno. Com preços competitivos e qualidade crescente, os veículos chineses estão conquistando consumidores em diversos países, especialmente na Rússia, no Sudeste Asiático, na Austrália, na América do Sul e no México. A Europa também está na mira das montadoras chinesas, que enfrentam as barreiras tarifárias impostas pelos Estados Unidos.
Segundo um artigo do jornal Estadão, a China quadruplicou as exportações de carros em apenas três anos, ultrapassando o Japão como líder mundial. Neste ano, as exportações de carros aumentaram 86% até julho, enquanto as exportações totais de bens chineses caíram 5,5% nos primeiros oito meses deste ano.
Mais navios
O artigo do Estadão cita como exemplo o estaleiro Jinling, em Yizheng, uma cidade próxima a Nanquim, que está construindo uma frota de navios de transporte de carros que funcionam como enormes estacionamentos flutuantes, capazes de transportar 5.000 ou mais carros por vez.
Uma das razões para o aumento das exportações é a mudança de preferência dos consumidores chineses, que estão optando cada vez mais por veículos elétricos de fabricantes locais. A China é o maior mercado mundial de carros elétricos, respondendo por 60% das vendas globais em 2022, segundo dados da Agência Internacional de Energia.
Sem barulho
A BBC News Brasil publicou um artigo sobre como a China quer exportar o “trânsito silencioso” para o mundo a partir do Brasil, onde duas das mais bem-sucedidas empresas chinesas do ramo — a BYD e a Great Wall Motors — desembarcaram recentemente anunciando investimentos bilionários.
O artigo da BBC destaca que a China tem uma vantagem competitiva na produção de carros elétricos, pois domina a cadeia produtiva dos componentes essenciais, como baterias, chips e minerais críticos. Além disso, a China tem uma política industrial voltada para incentivar a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo, com subsídios, créditos e regulações favoráveis aos veículos elétricos. O artigo também aponta os desafios que as montadoras chinesas enfrentam para conquistar o mercado brasileiro, como a falta de infraestrutura de recarga, a resistência dos consumidores e a concorrência de outras marcas.
Tesla entre as líderes
A AutoPapo também publicou um artigo sobre como a China se tornou líder mundial em exportação de veículos, destacando que entre os países que mais recebem veículos do país oriental está a Rússia. O artigo informa que as montadoras que mais contribuíram para esse marco foram SAIC, Chery e a divisão chinesa da Tesla. O artigo também menciona que a China exportou cerca de 1,069 milhão de unidades em 2020, enquanto o Japão, segundo colocado, registrou 1,047 milhão.
Expansão não para
Em suma, o mercado de exportação de carros da China está em plena expansão, aproveitando as oportunidades criadas pela transição energética e pela demanda global por veículos acessíveis e eficientes. A China tem uma estratégia clara para se consolidar como uma potência automobilística no século XXI, investindo em tecnologia, infraestrutura e parcerias internacionais.
O Brasil pode se beneficiar dessa parceria, tanto como consumidor quanto como produtor de carros elétricos das montadoras chinesas, que há muito deixaram o velho “xing ling” para oferecer produtos de alta qualidade.