Carro e Mercado – A consagrada linha esportiva GTI da Volkswagen está passando por uma transformação de sua identidade visual para se alinhar com a era da eletrificação. A sigla GTI, que originalmente representa “Grand Touring Injection”, referindo-se ao sistema de injeção eletrônica que revolucionou os motores a gasolina, passa por uma atualização. O logotipo agora incorpora um relâmpago no lugar da letra “I”, simbolizando a eletricidade e deixando claro que os futuros modelos GTI da Volkswagen serão veículos eletrificados.
Essa mudança reflete a evolução da tecnologia automotiva, uma vez que a letra “I” perderia seu significado em modelos movidos por motores elétricos, que não possuem injeção como nos motores a combustão. No entanto, essa transição ainda se aplica a modelos atuais, como o Polo GTI europeu. Vale lembrar que, embora o icônico Gol GTI tenha sido um sucesso no Brasil durante a década de 1990, no continente europeu, até mesmo o Passat adotou o sobrenome esportivo.
A Volkswagen afirma que, apesar da transição para a era dos veículos elétricos, certos conceitos e nomes serão mantidos, incluindo emblemas icônicos como GTI e R. Atualmente, a sigla GTX é utilizada para identificar os modelos elétricos de alto desempenho da marca. No entanto, ainda não está claro se os modelos GTI também assumirão essa nomenclatura ou se o novo logotipo será utilizado para outra especificação.
Há especulações na imprensa internacional de que a Volkswagen pretende usar o termo registrado no DPMA (Deutsche Patent und Markenamt/Departamento Alemão de Marcas e Patentes) para dar nome à variante esportiva do futuro hatch compacto ID.2all, que tem previsão de lançamento em 2025. O modelo, baseado na plataforma MEB Entry, será de tração dianteira e promete ser uma opção esportiva. Recentemente, Kai Grünitz, membro do conselho de desenvolvimento técnico da VW, mencionou um derivado esportivo do ID.2all em fase de desenvolvimento, com uma potência de 223 cv e uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.
A Volkswagen deu entrada no registro do novo logotipo no DPMA, marcando a nova direção visual da linha esportiva GTI da marca.