Nova Ranger Raptor 2024, irmã da Ford Ranger, chega ao Brasil como a melhor caminhonete média do segmento, superando a concorrência com muita facilidade. A Ranger Raptor, nascida da F-150, chega para elevar o padrão a novos patamares.
Apesar do receio inicial de que a fórmula Raptor fosse diluída na Ranger, a nova geração – custando R$ 466.500 –, justifica seu valor. Ela é capaz de rodar em altíssima velocidade tanto na terra quanto no asfalto, realizando proezas que apenas dois outros carros de valor semelhante poderiam fazer.
Nova Ranger Raptor 2024 é a Mais Rápida do Brasil
A Ford Ranger Raptor, equipada com um motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, é a caminhonete mais rápida do Brasil, alcançando 100 km/h em 5,8 segundos em qualquer superfície, graças aos seus 397 cv e 59,4 kgfm de torque.
Este desempenho é comparável ao do Honda Civic Type-R no asfalto, mas a Ranger Raptor consegue isso na terra. É impressionante ver uma caminhonete de 2.400 kg e 5,36 m de comprimento acelerar tão rápido quanto carros esportivos que pesam metade disso.
Para gerenciar toda essa potência, barro ou poeira, ela possui uma transmissão automática de dez marchas, semelhante à das outras Ranger, mas com um ajuste específico para a Raptor.
Câmbio CVT Para Uma Condução Bruta ao Acelerar
A Ranger Raptor possui trocas de marcha extremamente rápidas e relações de marcha curtas, permitindo que ela mude de marcha rapidamente mesmo em uma condução mais tranquila, lembrando a suavidade de um câmbio CVT.
No entanto, ao acelerar intensamente, a transmissão se transforma, operando com marchas mais baixas e trocas com respostas melhores. Isso resulta em uma série de acelerações brutas e fortes, um contraste marcante com o comportamento suave que a Ranger Raptor exibe quando conduzida de maneira mais contida.
Na Raptor Você Nem Sente os Terrenos Acidentados
A suspensão da Ford Ranger Raptor é digna de elogios, com uma nova suspensão dianteira Double-Wishbone e traseira Watts link, além de molas posicionadas fora do chassi e amortecedores Fox com 500 leituras por segundo.
Esta configuração de suspensão resulta em uma picape com estabilidade impressionante nas curvas, semelhante a um SUV esportivo, e capaz de ignorar superfícies ruins, tornando lombadas e buracos na via praticamente inexistentes para a Raptor.
Nova Ranger Raptor 2024 Roda Igual no Off-Road e no Asfalto
Na terra, a suspensão da Ranger Raptor absorve tão bem as irregularidades que parece que você está dirigindo no asfalto. A câmera frontal e os modos de condução adaptáveis são de grande auxílio, ajustando-se a diferentes tipos de superfícies, desde terra e lama até subidas rochosas e pisos escorregadios.
Ao volante, o motorista pode configurar a suspensão em três modos: normal, sport e off-road. A direção tem três opções: comfort, sport e normal, e o escapamento quatro variantes: silencioso, normal, sport e baja.
Barulhenta ou Silenciosa, Pronta para Todos os Estilos
No modo baja, a Ranger Raptor é notavelmente barulhenta, com o painel exibindo uma mensagem para usar apenas em off-road. No entanto, a emoção de dirigir um veículo como este é justamente chamar a atenção.
Também, prepare-se para ser um frequentador de postos de gasolina. Na prática, a Ranger Raptor faz 5,3 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada. Embora a Ford declare oficialmente 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, na realidade, esses números não são alcançados mesmo com uma condução moderada.
Nova Ranger Raptor 2024 Traz Luxo, Conforto e Conectividade
O acabamento interno também foi aprimorado, com a inclusão de porta-copos e forro no porta-objetos abaixo do banco traseiro. A caminhonete também recebeu um acabamento suave nas portas e no painel. Contudo, o couro dos bancos parece artificial e contrasta com a qualidade do couro do volante.
No geral a cabine da Ford Ranger Raptor é bem montada e utiliza materiais de qualidade. Seus bancos tem regulagem elétrica e o volante traz regulagem de altura e profundidade.
Seis botões extras no teto podem ser usados para ativar acessórios adicionais. A caminhonete também possui amplo espaço para objetos e celular, com carregamento por indução e entradas USB do tipo normal e tipo C. Para os passageiros traseiros, há mais espaço do que as concorrentes, entradas USB e saída de ar.
A Raptor é Recheada de Controles Digitais e Físicos
A Ford Ranger apresenta painel de instrumentos totalmente digital e uma central multimídia vertical. A Raptor se destaca com a combinação de telas grandes no painel de instrumentos. Suas 12,3 polegadas exibem um belo visual com gráficos de carro elétrico e animações interessantes, além de muitas funções.
A Ford manteve comandos físicos para o ar-condicionado e algumas funções do som, em vez de integrar tudo à tela. Botões adicionais no console central facilitam o acesso a funções rápidas, como desligar o start-stop, controlar a tração e ativar os medidores off-road.
Como a versão mais cara da Ford Ranger e uma alternativa aos carros de luxo, a Raptor é bem equipada. Ela possui sete airbags, controle de tração e estabilidade, sistema de câmeras 360º, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e faróis full-LED com acendimento automático e luz alta automática.
Nova Ranger Raptor 2024 é Mais Que Completa
A Ford Ranger Raptor também possui recursos como chave presencial, ar-condicionado digital de duas zonas, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa, controle de largada, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisor elétrico com rebatimento, start-stop e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
A Ranger Raptor atende amantes de carros esportivos e quem busca um veículo off-road topo de linha. Ela é um dos carros mais versáteis com uma verdadeira pegada esportiva, e sem dúvida, a melhor caminhonete média disponível no Brasil.