A chegada da aguardada Toyota Hilux Híbrida, a um passo de sua apresentação oficial, traz uma série de inovações que prometem transformar o setor automotivo. Este lançamento representa a terceira atualização consecutiva do modelo desde sua introdução em 2015.
Desenvolvido nas instalações da Toyota Motor Manufacturing UK (TMUK) em Derby, Inglaterra, o novo modelo aproxima a Toyota da sustentabilidade de seus veículos, conforme anunciado pela montadora recentemente.
Mudanças no Design do Novo Modelo
A nova Hilux apresenta alterações no para-choque dianteiro, grade frontal e detalhes estéticos na carroceria. No entanto, o grande destaque é o sistema híbrido de 48 V, que complementa o propulsor. Esta inovação coloca a Toyota na linha de frente da evolução automotiva, atendendo à demanda crescente por veículos mais sustentáveis e eficientes.
O segmento de veículos híbridos e elétricos tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil, com um aumento de 91% nas vendas em 2023. Com a chegada da Hilux 2025, a Toyota está pronta para aproveitar esta tendência ascendente.
Este lançamento ganha ainda mais relevância em um contexto onde a aquisição de um carro zero km no Brasil se tornou um luxo para muitos, fazendo do mercado de veículos usados e seminovos uma alternativa essencial. A Hilux 2025, com seu propulsor híbrido, oferece uma opção sustentável e eficiente para os consumidores que buscam performance e economia.
Nova Hilux em Fase de Testes
No total, foram fabricados 10 exemplares protótipos da Hilux movida a hidrogênio. Atualmente, cinco desses estão sendo submetidos a testes intensivos para avaliar sua segurança, performance, funcionalidade e resistência.
Os cinco protótipos restantes serão utilizados para fins de demonstração, incluindo sua apresentação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024.
Características da Toyota Hilux Híbrida
A Toyota Hilux movida a hidrogênio preserva as dimensões e o visual imponente da versão convencional, mas incorpora a tecnologia de célula de combustível. A força é fornecida por um motor elétrico no eixo traseiro que entrega 182 cv e 30 kgfm de torque. A célula de combustível, composta por 330 células de eletrólito de polímero, está alojada no compartimento do motor e opera sem emissões, gerando apenas água ao invés de gases poluentes.
A picape também conta com uma bateria híbrida de íons de lítio localizada na plataforma de carga traseira, evitando a perda de espaço na cabine. De acordo com a Toyota, esta configuração permite uma maior capacidade de carga e reboque em comparação com as alternativas elétricas de bateria.
Estas características técnicas colocam a Toyota Hilux Híbrida como uma opção inovadora e sustentável no setor automotivo, atendendo à demanda crescente por veículos mais eficientes e ecológicos.