Carro e Mercado – A Volkswagen está celebrando os 20 anos da revolucionária tecnologia Total Flex, que introduziu no mercado a possibilidade de utilizar etanol e gasolina em uma mistura livre. Para marcar esse momento especial, os modelos fabricados nas plantas brasileiras (Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais) sairão da fábrica com um adesivo comemorativo de produção limitada, disponível até dezembro de 2023.
O selo exclusivo será aplicado no vidro traseiro dos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Saveiro, apresentando o logo revitalizado da tecnologia Total Flex em comemoração. Junto a isso, um QR Code direcionará os novos proprietários dos veículos Volkswagen para o aplicativo do programa Abasteça Consciente.
Pioneirismo do Total Flex
O programa Abasteça Consciente, lançado durante o Rock in Rio de 2022 – o maior festival de música e entretenimento do mundo – possui um propósito: incentivar os proprietários de veículos Volkswagen a escolherem o etanol como combustível durante o abastecimento.
Através do aplicativo, os consumidores podem usar uma calculadora digital para determinar qual combustível é mais vantajoso financeiramente: etanol ou gasolina. Além disso, a ferramenta vai além das questões econômicas, exibindo a estimativa de emissões de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o tipo de combustível escolhido, com base na metodologia “do poço à roda”. Assim, os clientes podem tomar decisões considerando tanto o impacto ambiental quanto o custo.
Etanol ou gasolina não é dilema
Foi em março de 2003 que a Volkswagen apresentou ao público o Gol Power 1.6 Total Flex, o primeiro modelo do país capaz de rodar com gasolina, etanol ou uma mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O recém-lançado Polo Track, que substituiu o Gol, também está equipado com essa tecnologia, sendo o mais recente acréscimo à linha da marca. Além de toda a gama de veículos nacionais com motores flexíveis, a Volkswagen oferece também o Taos, produzido na Argentina, com motor flex.
A exploração da viabilidade de misturar etanol e gasolina começou em 1992, em paralelo com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital. Nos primeiros anos dos anos 2000, a Volkswagen tomou a decisão de implementar a tecnologia Total Flex, impulsionada pela infraestrutura consolidada para o etanol, pela demanda dos consumidores e pelo avanço da tecnologia de controle digital dos motores, que havia sido desenvolvida durante a década de 1990.
Novas tecnologias
Após o surgimento nos anos 90, houve uma significativa evolução tecnológica nos motores Flex. A Volkswagen lançou a primeira versão de um carro Total Flex sem a necessidade do “tanquinho” de partida a frio no “Polo eFlex”, em 2009. As rotinas de software foram aprimoradas, permitindo uma identificação mais precisa do combustível e adaptação ágil do motor.
Nas duas últimas décadas, houve contínuo desenvolvimento dos motores flexíveis, sempre com foco em maior eficiência energética e, consequentemente, na redução de emissões. Recentemente inaugurado, o Centro Way to Zero, localizado na fábrica da Anchieta, é um hub de pesquisa que abrange projetos e tecnologias voltadas para a descarbonização do setor automotivo, incluindo pesquisas relacionadas ao etanol.
Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou mais de 8 milhões de veículos flex.