A Volkswagen celebra o primeiro Dia Internacional da Kombi, estabelecendo o dia 2 de junho como uma homenagem à icônica “velha senhora”, um dos modelos mais queridos de todos os tempos. Um momento especial para celebrar essa história e reconhecer o legado duradouro desse veículo icônico.
No Brasil, o ID Buzz, o elétrico e moderno sucessor da Kombi, reforça a estratégia de mobilidade sustentável da marca na América Latina, marcando presença em feiras e exposições em todo o país ao lado da sua inspiradora. O modelo desperta encanto e resgata as memórias da Kombi, que marcou o início das atividades da Volkswagen no Brasil, há 70 anos.
O modelo elétrico ID Buzz, sucessor da “velha senhora”, vem para reforçar a estratégia de mobilidade sustentável da Volkswagen, anunciando o futuro do modelo
Há 70 anos…
A montagem da amada Kombi teve início em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A partir de 2 de setembro de 1957, ela passou a ser produzida de forma efetiva no Brasil, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Nessa fase inicial, a Kombi contava com 50% de componentes nacionais, um índice que aumentaria para 95% em 1961.
Esse veículo icônico foi o primeiro fabricado pela Volkswagen do Brasil, precedendo até mesmo o Fusca. Além disso, foi o primeiro produto da empresa a ser feito fora da Alemanha, marcando um importante marco na história da fabricante.
Homenagem
A fim de comemorar essa ocasião especial, a Volkswagen do Brasil compartilha um pouco da história de quatro exemplares que fazem parte do acervo da Garagem VW e estão preservados nas instalações da planta Anchieta. Esses veículos representam um tesouro histórico e são testemunhas do legado deixado pela Kombi, proporcionando uma viagem nostálgica ao passado.
Kombi Corujinha
A Kombi Corujinha, com uma história de mais de 60 anos, desempenhou um papel fundamental na vida dos brasileiros, ajudando a criar memórias marcantes em todos os cantos do país. Para a unidade que integra o acervo da Garagem VW, não foi diferente. Com sua icônica pintura “saia-e-blusa” combinando o Vermelho Calipso com o Branco Lótus, essa Kombi esteve ao lado de clientes da VW em todo o Brasil desde 1961, que a mantiveram em perfeitas condições.
No entanto, em 2012, ela foi adquirida de um colecionador e retornou à sua casa na fábrica de Anchieta, passando por uma restauração completa. Em 2019, juntou-se ao acervo de clássicos para a inauguração da Garagem VW, onde permanece até os dias atuais. Essa unidade representa o exemplar mais antigo do acervo.
Kombi Pick-Up
Após os devastadores efeitos da Segunda Guerra Mundial, a cidade conhecida como Stadt des KdF-Wagens (“cidade do KdF-Wagen”, nome oficial do Fusca até o fim do conflito) passou por um processo de reconstrução. Inicialmente, ela funcionou como uma oficina de reparos para veículos militares antes de retomar a produção civil em dezembro de 1945, sendo renomeada para Wolfsburg.
Durante essa fase de reconstrução, surgiu a necessidade de solucionar a escassez de empilhadeiras dentro da fábrica. Foi então que o Plattenwagen foi inventado: utilizando o chassi do Fusca, uma chapa longitudinal (daí o termo “platten”, que significa prancha) foi instalada à frente do motorista e dos comandos.
Essa inovação permitiu o transporte de cargas e foi o embrião da Kombi, que viria a ser desenvolvida posteriormente.
Na fábrica de Anchieta, também foram implementadas soluções internas, como o caso desta Kombi Pick-Up de 1999. Essa versão foi especialmente utilizada pelo Departamento de Desenvolvimento do Produto da fábrica para o transporte de peças e veículos, com uma carreta acoplada. A unidade que está em exposição percorreu muitos quilômetros até 2017, quando passou por uma restauração completa realizada pelo departamento e foi adicionada ao acervo.
Uma curiosidade interessante é que a Kombi Pick-Up foi produzida até os anos 2000, demonstrando sua versatilidade e durabilidade ao longo do tempo.
Kombi Last Edition
Em 14 de agosto de 2013, a Volkswagen do Brasil anunciou o encerramento da produção da Kombi. A decisão foi motivada pela impossibilidade de instalar no utilitário os itens de segurança obrigatórios a partir do ano seguinte, como o airbag duplo e o sistema de freios ABS. A empresa reconheceu que esses componentes eram essenciais para atender aos requisitos de segurança estabelecidos para todos os veículos novos.
O encerramento de uma trajetória de 56 anos de produção não poderia passar despercebido, e a Volkswagen do Brasil decidiu lançar a versão Last Edition da Kombi para celebrar esse marco. Inicialmente limitada a 600 unidades e posteriormente ampliada para 1.200 exemplares, essa edição especial veio para coroar a carreira da Kombi no país.
A Last Edition apresentava elementos exclusivos, como a icônica pintura “saia e blusa”, pneus com faixa branca, adesivos nas laterais traseiras que faziam referência à condição de colecionador e cortinas nas janelas, dando um toque especial ao veículo.
Assim como em outras edições especiais, a Kombi Last Edition também contava com uma plaqueta numerada no painel e um certificado de autenticidade. O exemplar atualmente em exibição na Garagem VW é o número 0056 de um total de 1200 unidades produzidas, e foi diretamente transferido da linha de montagem para integrar o acervo da Volkswagen do Brasil.
Esta é uma das peças mais raras entre os modelos exibidos na Garagem VW: é a última unidade fabricada na fábrica de Anchieta. Logo após sair da linha de produção, em 2013, foi diretamente para o acervo da Volkswagen. Com menos de 100 km registrados no hodômetro, encontra-se em perfeito estado e totalmente original.
No seu lançamento, a versão brasileira da Kombi apresentou o mesmo motor de quatro cilindros contrapostos (“boxer”) de 1.200 cm³ refrigerado a ar, porém com uma potência de 30 cv. Menos de quatro anos depois, foi introduzido no mercado nacional o modelo de seis portas, disponível nas versões luxo e standard, equipado com transmissão sincronizada e um índice de nacionalização de 95%.
A versão pick-up surgiu em 1967, já com motor de 1.500 cm³ (potência bruta de 52 cv) e sistema elétrico de 12 volts. Em 1975, a Kombi passou por uma reestilização e também teve a cilindrada do motor ampliada para 1.600 cm³. A potência bruta era de 58 cv. Três anos mais tarde, esse motor 1.6l ganhou dupla carburação, o que aumentou sua potência bruta para 65 cv.
Em 1981, a Kombi ganhou a opção de motor 1.6L a diesel, juntamente com a introdução da versão de cabine dupla. No ano seguinte, em 1982, foi lançada a variante movida a etanol do motor 1.6L. Com uma taxa de compressão de 10:1 e um novo coletor de admissão, entre outras modificações, esse motor entregava uma potência de 56 cv.
Outro marco importante foi alcançado em 1992, quando a Kombi se tornou o primeiro utilitário nacional a ser equipado com catalisadores. Nesse mesmo ano, o sistema de de freio a vácuo foi introduzido, incluindo discos na dianteira e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras.
Kombi Carat
Em 1997, foi lançada a Kombi Carat, que trouxe várias inovações, como um teto mais alto (que se tornou padrão em toda a linha), porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. No final de 2005, a Kombi passou por uma das suas mudanças mais significativas, substituindo o motor refrigerado a ar pelo motor 1.4 Total Flex da família EA111, que utiliza refrigeração a água.
Esse novo motor era flexível em combustível, permitindo que a Kombi fosse abastecida com gasolina, etanol ou qualquer mistura dos dois. O modelo se tornou até 34% mais potente e aproximadamente 30% mais econômico em comparação ao seu antecessor refrigerado a ar. A produção da Kombi foi encerrada em agosto de 2013, e para marcar essa despedida, foi lançada a versão especial Last Edition, com 1.200 unidades produzidas.
ID Buzz e o futuro do modelo
Desde sua chegada ao Brasil no final do ano passado, a versão elétrica da icônica Kombi tem sido muito requisitada. Após sua participação no Rock in Rio 2022, o adorável modelo tem feito sessões de fotos ao lado da lendária Kombi T1 1961, conhecida como “Corujinha”, que faz parte do acervo da Volkswagen. Além disso, a Kombi elétrica continua encantando o público em diversas apresentações programadas em território nacional, permitindo um contato direto com os admiradores desse veículo emblemático.
A introdução do ID Buzz e de outros modelos da família ID, como o ID 4, no mercado nacional está alinhada com a iniciativa Way to Zero e reforça o compromisso da marca em relação aos seus planos de descarbonização, tanto da empresa quanto de seus produtos.
Essa iniciativa demonstra o empenho da Volkswagen em reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade, adotando tecnologias mais limpas e eficientes para um futuro com menor impacto ambiental.