No ano em que comemora seu 70º aniversário no Brasil, a Volkswagen atinge um feito notável ao alcançar a marca de 25 milhões de veículos produzidos. A montadora se consolida como a maior fabricante de automóveis do país e também como a principal exportadora do setor, com mais de 4,17 milhões de unidades embarcadas.
Esse importante marco na produção foi alcançado com o lançamento do mais recente sedã da Volkswagen do Brasil, o Novo Virtus, fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A fábrica de Anchieta foi a primeira fora da Alemanha, inaugurada em 1959, iniciando a expansão global da marca.
Além da produção em Anchieta, os veículos fabricados nas outras unidades da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), inaugurada em 1976, e em São José dos Pinhais (PR), inaugurada em 1999, também contribuíram para alcançar esse marco. Os motores são fabricados na unidade de São Carlos (SP), inaugurada em 1996.
Em comemoração ao marco histórico, membros do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil e da Região América do Sul, juntamente com colaboradores das áreas produtivas da fábrica Anchieta, se reuniram na Montagem Final para celebrar essa conquista.
É uma grande honra para a Volkswagen do Brasil celebrar o marco de 25 milhões de veículos produzidos em seus 70 anos de história no país. Como maior produtora de automóveis do Brasil e maior exportadora do setor, a Volkswagen oferece o portfólio mais completo do mercado com a máxima qualidade, inovação, tecnologia e segurança. Além disso, sempre contribuiu fortemente com a evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda e produzindo inovação.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil
Já, Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul), destacou o trabalho de diversas gerações de colaboradores que fizeram parte dessa trajetória de sucesso.
Os 25 milhões de veículos fabricados são o resultado do compromisso de distintas gerações de colaboradores que ao longo de 70 anos transformaram a Volkswagen do Brasil na maior produtora de automóveis do país. Mais do que um marco de produção histórico, esse número representa a realização de milhões de sonhos para os nossos clientes.
Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM
Novo Virtus: Conforto, tecnologia e sofisticação
O Novo Virtus, o mais recente lançamento da Volkswagen do Brasil, faz parte da estratégia Acelera VW, que prevê 15 novos lançamentos até 2025. Essa ofensiva de produtos faz parte do atual ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões da Volkswagen na América Latina de 2022 a 2026, visando fortalecer ainda mais a posição competitiva da empresa na região, incluindo projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização.
O Novo Virtus chega ao mercado brasileiro com um design moderno, sofisticado, tecnológico e seguro. Sua extensa lista de itens de série, presente em todas as versões, e o novo design exclusivo reforçam o modelo como uma opção única em seu segmento.
Além disso, o Novo Virtus oferece o maior espaço interno da categoria e está equipado com os motores turbo da Volkswagen em todas as suas opções: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI. O veículo também apresenta inovações no interior e um amplo pacote de tecnologia e segurança, incluindo recursos como ACC, AEB e seis airbags de série, marcando a entrada em uma nova era para os sedãs compactos.
Volkswagen: A marca que mais cresce no Brasil
A Volkswagen do Brasil se destaca como a marca de maior crescimento em vendas no país em 2023, conquistando a liderança nos dois segmentos mais representativos da indústria em maio: hatches e SUVs. No acumulado do ano, a empresa registra um aumento de mais de quatro pontos percentuais em sua participação de mercado em comparação com o ano anterior.
No segmento de hatches compactos, o Volkswagen Polo conquistou a liderança pela primeira vez, tornando-se também o veículo de passeio mais vendido no Brasil em maio, com 7.600 unidades comercializadas. Os hatches representam 23,4% do mercado nacional.
A Volkswagen do Brasil também alcançou a liderança como marca no segmento de SUVs, graças aos modelos Nivus e T-Cross, sendo este último o líder nacional. Juntos, esses modelos somaram mais de 10 mil unidades vendidas em maio. Atualmente, o segmento de SUVs é o mais relevante do Brasil, representando 39,1% do mercado automotivo nacional.
Leia a notícia oficial, clique aqui.