No Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (28/06), a Volkswagen do Brasil anuncia sua adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ como parte de sua estratégia de Diversidade & Inclusão. Em uma cerimônia realizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, assinou a adesão ao Fórum, reforçando o compromisso da marca com a valorização das pessoas e o respeito às diferenças.
Com a adesão, a Volkswagen do Brasil assume o compromisso de seguir os 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa ação faz parte de uma transformação cultural mais ampla, na qual a Volkswagen busca se tornar uma marca cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas.
A Volkswagen do Brasil possui uma estratégia sólida de Diversidade & Inclusão, que inclui um Comitê de Diversidade formado pelo Comitê Executivo da empresa, com foco em promover a diversidade, equidade e inclusão. Além disso, a empresa mantém grupos de diálogo compostos por colaboradores, que desenvolvem ações em diferentes eixos, como LGBTI+, gênero, gerações, raça & etnias e PcD (pessoas com deficiência). Essas iniciativas englobam comunicações, treinamentos, políticas internas e ações sociais coordenadas pela área de Diversidade & Inclusão.
A adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ reafirma o compromisso da Volkswagen do Brasil em promover um ambiente de trabalho inclusivo, onde a diversidade e o pertencimento são valorizados. A empresa acredita que unir forças é essencial para impulsionar uma transformação social significativa e atua como protagonista no avanço dos direitos humanos LGBTI+.
Além disso, a Volkswagen do Brasil desenvolve outras ações relacionadas à Diversidade & Inclusão, como a meta de alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025 e a captação de uma dívida bancária sustentável, vinculada a compromissos de aumento da participação de mulheres na liderança e redução de emissões de CO2.
A Volkswagen do Brasil reafirma seu compromisso com a diversidade, a inclusão e o respeito aos direitos humanos, buscando criar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todas as pessoas.
Saiba mais sobre os 10 compromissos e o trabalho do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, clique aqui.
Diversidade & Inclusão
A Volkswagen do Brasil implementou uma sólida estratégia de Diversidade & Inclusão. Desde 2022, a empresa tem trabalhado na governança corporativa, incluindo a formação de um Comitê de Diversidade composto por todo o Comitê Executivo, com foco na promoção da diversidade, equidade e inclusão.
A empresa mantém grupos de diálogo compostos por seus colaboradores, abrangendo cinco áreas-chave: LGBTI+, gênero, gerações, raça e etnias, e PcD (pessoas com deficiência). Essas iniciativas englobam comunicações, treinamentos, políticas internas e ações sociais coordenadas pelo departamento de Diversidade & Inclusão.
Em 2022, a Volkswagen do Brasil também conduziu seu primeiro Censo da Diversidade, uma pesquisa voluntária e confidencial que mapeou o perfil dos colaboradores, visando promover ações direcionadas e tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo.
Ao longo desses 70 anos, construímos uma conexão muito forte com as pessoas do país. Reconhecemos nossa responsabilidade em continuar influenciando e liderando o futuro, baseando-nos em nossa cultura e adotando uma posição clara sobre temas essenciais, como diversidade, equidade e inclusão. Queremos que as pessoas se sintam seguras para serem quem são e não precisem esconder uma parte de si mesmas na empresa. Acreditamos que unir forças é o caminho para promovermos uma transformação que vá além da empresa, pois acreditamos que o ambiente corporativo deve ser um protagonista da transformação social.”
Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, em patrocínio aos grupos de diálogo
Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil e padrinho do grupo de diálogo Colorindo (LGBTI+), destacou que a estratégia de Diversidade & Inclusão é uma parte fundamental do posicionamento da marca Volkswagen do Brasil. Ele ressaltou que as pessoas estão no centro de todas as ações da empresa, desde as estratégias de vendas e pós-vendas, com foco total no cliente, até as iniciativas de marketing que destacam a diversidade. Essas ações refletem o compromisso genuíno da empresa com a valorização e o respeito à humanidade e suas diferenças.
Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, enfatizou que estamos vivendo um momento de mudanças significativas em vários campos, incluindo a diversidade sexual e de gênero, que agora faz parte das iniciativas de diversidade, gestão de pessoas e relacionamento com todas as partes interessadas das empresas mais avançadas. Ele ressaltou que a Volkswagen está se juntando ao Fórum porque está no caminho certo das transformações, o que a coloca como uma empresa relevante para o século 21, repleto de novas demandas e inúmeras possibilidades. Ele destacou que a participação da Volkswagen trará grandes benefícios ao Fórum e ao conjunto de empresas signatárias, trazendo sua visão, compromisso, práticas e vontade de avançar.
Sobre a VW do Brasil
Há 70 anos presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen do Brasil é a maior produtora de automóveis do país, tendo fabricado mais de 25 milhões de veículos, e também a maior exportadora do setor automobilístico brasileiro, com mais de 4,17 milhões de unidades embarcadas. A empresa oferece um portfólio completo de veículos que se destacam pela segurança, alta tecnologia, design, conectividade e inovação.
A Volkswagen do Brasil possui quatro fábricas no país: Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são fabricados os veículos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro; Taubaté (SP), responsável pelos modelos Polo Track e Novo Polo; São José dos Pinhais (PR), que produz o T-Cross, e a unidade de motores em São Carlos (SP). Além disso, a empresa conta com um Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP) e possui 478 concessionárias que abrangem todos os estados brasileiros. A Volkswagen do Brasil está constantemente investindo em mobilidade sustentável, conectividade e digitalização como tópicos estratégicos, buscando evolução tecnológica contínua.
Sobre o Fórum
Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ tem desempenhado um papel importante na promoção dos direitos LGBTI+ no meio corporativo. Por meio do compartilhamento de práticas de referência, assessoria judicial e geração de impacto social, o movimento empresarial tem construído uma agenda positiva alinhada à pauta ESG, chamada “10 Compromissos das Empresas com a Promoção dos Direitos LGBTI+”. Essa agenda tem mobilizado iniciativas que orientam o meio corporativo sobre a importância do desenvolvimento de práticas consistentes, impulsionando mudanças que inspirem, encorajem e combatam o preconceito sistêmico presente na sociedade.
Como resultado, têm sido conquistados diversos avanços. O Fórum tem ampliado a visibilidade das pessoas LGBTI+ como sujeitos de direitos nos programas de diversidade, equidade e inclusão, assim como nas atividades de empresas e organizações que atuam com a agenda de sustentabilidade e responsabilidade social. Além disso, as ações do Fórum deram voz ao meio corporativo na defesa e promoção dos direitos humanos LGBTI+, estimulando a criação de programas, políticas, processos e procedimentos voltados para as pessoas LGBTI+.
Para saber mais sobre os 10 compromissos e o trabalho do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, visite o site do Fórum, clique aqui.