Volkswagen Se Prepara para a Produção de Elétricos – A revolução dos veículos elétricos está prestes a ganhar força no Brasil, com a Volkswagen na vanguarda desse movimento. A montadora alemã, que já deu um gostinho do futuro com o lançamento do Golf GTE em 2019, está agora preparando um salto ambicioso em direção à eletrificação completa no país.
De acordo com Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, a empresa planeja iniciar a produção de carros 100% elétricos em solo brasileiro até o ano de 2026. Essa notícia é um marco significativo para o mercado automobilístico nacional e ecoa o compromisso da Volkswagen em liderar a transição para veículos mais limpos e sustentáveis.
Schäfer também destacou a importância contínua do etanol como uma peça-chave na tecnologia de híbridos flex. A empresa não apenas está investindo em carros elétricos, mas também está comprometida com soluções de mobilidade mais ecológicas e versáteis.
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Futuro energético sustentável
Estamos olhando para um horizonte de até 20 anos com a hibridização, uma solução que é extremamente promissora.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen
Após a introdução do Golf GTE no mercado brasileiro, a Volkswagen deu um salto direto para veículos totalmente elétricos, como o ID.4 e o altamente esperado ID.Buzz, que estará disponível apenas no sistema de assinatura.
Além disso, o CEO da Volkswagen reconheceu o potencial do Brasil na geração de energia limpa, destacando uma vantagem sobre a Europa. A marca já está conduzindo testes com tecnologia híbrida leve (MHEV) flex no país, embora ainda não tenha anunciado uma data de lançamento para essas inovações empolgantes.
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Evolução no horizonte
Enquanto isso, dos modelos oferecidos no Brasil, apenas o Taos tem uma versão eletrificada no exterior, embora a maioria, com exceção de Saveiro e Amarok, compartilhe plataformas da família MQB, que possibilitam híbridos leves em variantes mais avançadas, como o Audi A3 e o Golf de oitava geração.
Schäfer também esclareceu que a fabricação de modelos 100% elétricos no Brasil ocorrerá somente após o lançamento da plataforma MEB+, uma evolução da atual MEB usada nos modelos ID.4 e ID.Buzz. A MEB+ está programada para chegar ao mercado em 2026, prometendo um alcance impressionante de até 700 km e uma potência de carregamento de cerca de 200 kWh. Em comparação, o ID.Buzz atual suporta apenas 170 kWh de potência de recarga, com um alcance de 400 km.
Caminho para o Tiguan
Enquanto a Volkswagen se prepara para a chegada do Tiguan, a montadora ainda não confirmou qual motorização será utilizada no SUV no Brasil, mantendo uma pitada de mistério sobre seus planos futuros. No México, o modelo é oferecido com motores 1.4 TSI (150 cv) ou 2.0 TSI (180 cv), deixando os entusiastas ansiosos para ver qual caminho a Volkswagen seguirá aqui no Brasil.
A Volkswagen está pavimentando o caminho para uma era mais verde e eletrizante no Brasil, e a promessa de carros elétricos fabricados localmente até 2026 é uma notícia que ecoará em todos os cantos do país. Com sua visão de um futuro mais sustentável, a montadora está pronta para liderar a revolução dos veículos elétricos nas estradas brasileiras.