A Volkswagen está preparando o terreno para uma nova era de carros elétricos com o lançamento de sua próxima plataforma de veículos elétricos. Chamada de SSP (Scalable Systems Platform, ou, Plataforma de Sistemas Escaláveis), essa arquitetura revolucionária será adotada por todas as marcas do Grupo VW. O objetivo é reduzir drasticamente os preços dos carros elétricos e oferecer um desempenho impressionante.
A família de carros elétricos da VW, conhecida como ID., ainda está em constante expansão, mas a montadora alemã já está dando os primeiros passos para o lançamento de sua nova plataforma. Desde o anúncio dessa arquitetura inovadora em 2021, os atrasos sugeriam um desafio complexo, mas tudo indica que em 2026 os primeiros veículos com essa plataforma estarão nas ruas.
O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, enfatizou o compromisso do grupo em lançar a nova arquitetura elétrica de forma abrangente até 2026. A plataforma SSP tem a capacidade de atender a uma ampla gama de veículos, desde carros urbanos até carros esportivos de alta potência, com modelos que podem chegar a impressionantes 1.700 cv.
Blume destacou que a arquitetura SSP busca o equilíbrio entre escala, padronização, diferenciação e velocidade. Um dos principais objetivos dessa tecnologia é a redução de custos, que inclui a utilização de baterias de lítio-fosfato de ferro (LFP) em substituição às baterias de íons de lítio convencionais.
O CEO revelou detalhes impressionantes sobre o desempenho dos veículos equipados com a plataforma SSP. Esses carros poderão ser carregados de 10% a 80% em aproximadamente 12 minutos, uma melhoria significativa em relação aos atuais modelos baseados na plataforma MEB, que levam cerca de 35 minutos. Além disso, a expectativa é que a plataforma permita alcançar um nível 4 de automação veicular, algo que ainda não está disponível em nenhum carro à venda atualmente.
Cada marca do Grupo VW terá responsabilidades específicas no desenvolvimento da plataforma SSP, de acordo com o tamanho e custo de seus segmentos principais, acelerando assim o processo de desenvolvimento. A Volkswagen liderará o desenvolvimento dos componentes para subcompactos e carros urbanos, que serão compartilhados com a Cupra, Skoda e Audi. A Audi será responsável pelos componentes dos carros de médio porte, que serão utilizados pela Volkswagen, Porsche e Skoda. A Porsche liderará o desenvolvimento dos componentes dos carros de grande porte.
Blume também revelou que os carros de grande porte baseados na plataforma SSP, que serão compartilhados entre Audi, Bentley e Lamborghini, resultarão em 14 modelos diferentes, com uma estimativa de cerca de 1,4 milhão de veículos combinados até 2038. Essa iniciativa poderá gerar aproximadamente € 150 bilhões em receita de vendas.
Antes do lançamento da plataforma SSP, serão introduzidas duas outras plataformas. A primeira é a PPE (Premium Performance Electric), que será utilizada a partir do próximo ano em modelos como o Porsche e-Macan e o Audi Q6 e-Tron. A outra plataforma é a MEB+, prevista para 2025, que modernizará a plataforma atual MEB, presente na família ID., reduzindo o tempo de carregamento em mais de 10 minutos.
A Volkswagen está definitivamente acelerando sua transição para a mobilidade elétrica, prometendo inovações impressionantes e avanços tecnológicos significativos para impulsionar o futuro dos carros elétricos. A plataforma SSP é um passo importante nessa jornada, trazendo carregamento rápido e desempenho incrível para os veículos da montadora alemã.