Carro e Mercado – No dia 21 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Habilitação, uma data importante para lembrar da importância da CNH para a segurança no trânsito. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento oficial que certifica a elegibilidade do cidadão para conduzir automóveis no Brasil.
A CNH é obrigatória para qualquer pessoa que deseja dirigir um veículo automotor, seja um carro, uma moto, um caminhão ou um ônibus. O documento contém todas as informações importantes do condutor, importante para fins de identificação. Ela pode ser usada como documento de identidade na maioria dos casos, como ao fazer compras ou ao abrir uma conta bancária.
Perigo no trânsito
A segurança no trânsito é um problema grave no Brasil. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2022, foram registrados mais de 60 mil acidentes fatais no país, deixando mais de 40 mil mortos.
A falta de conscientização sobre as regras de trânsito é um dos principais fatores que contribuem para esses acidentes. Muitos motoristas não respeitam as leis de trânsito, como o limite de velocidade, o uso de cinto de segurança e o respeito à sinalização.
O Dia Nacional da Habilitação é uma oportunidade para relembrar da importância da segurança no trânsito e para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito.
Mais segurança
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a segurança no trânsito. Entre elas estão:
- Campanhas educativas de conscientização sobre as regras de trânsito: Essas campanhas podem ser realizadas por órgãos públicos, organizações não governamentais e empresas privadas.
- Aumento da fiscalização do trânsito: A fiscalização do trânsito pode ajudar a evitar infrações e acidentes e deve ser exercida não somente pelos órgãos competentes, como por todo cidadão.
- Melhoria da infraestrutura viária: Uma infraestrutura viária moderna e eficiente pode reduzir significativamente os números de acidentes. Essa é uma competência dos governos, em todas as esferas.
- Investimento em educação e mobilidade urbana: A educação e a mobilidade urbana também podem contribuir para tornar o trânsito um lugar mais seguro e eficiente para a sociedade.
Quando surgiu a CNH
A implantação do documento de habilitação no Brasil foi um processo gradual, iniciado em 1960. O primeiro modelo da CNH era um documento físico, sem foto do condutor, que trazia somente informações básicas de identificação e foi usada até meados de 1980.
Recentemente, em 2017, foi implantado o modelo eletrônico da CNH, que passou a ser usada tanto em formato digital quanto físico. O documento eletrônico é armazenado no smartphone do condutor e pode ser apresentado às autoridades em caso de fiscalização.
Em 2022, foi implantado um novo modelo da Carteira de Habilitação, que apresenta novos elementos de segurança, como um QR Code e um quadro com ícones dos automóveis e o nível de habilitação do condutor em cada tipo. Este novo modelo também trás espaço para informações sobre restrições médicas e as atividades remuneradas nas quais o condutor se aplica.