Gigante alemã desvenda futuro elétrico na China – A Volkswagen elevou o patamar da inovação automotiva ao apresentar, no Salão de Xangai 2025, três novos e empolgantes veículos conceituais: o ID. AURA, o ID. ERA e o ID. EVO.
Estes protótipos futuristas, frutos da estratégia “Na China, para a China” em colaboração com suas joint ventures locais, não apenas exibem uma nova filosofia de design e tecnologia de ponta, como também antecipam a ambiciosa ofensiva da marca alemã no mercado chinês.
A Volkswagen planeja lançar mais de 30 modelos até 2027, sendo 20 deles totalmente elétricos, consolidando sua posição de liderança entre as montadoras estrangeiras no gigante asiático.

ID. AURA: Inteligência Artificial e Design Dinâmico para o Segmento de Entrada
O ID. AURA, desenvolvido pela FAW-Volkswagen, emerge como o primeiro conceito construído sobre a nova plataforma Compact Main Platform (CMP), que integra uma arquitetura eletrônica zonal projetada especificamente para as demandas do mercado chinês.
O grande destaque deste modelo notchback elétrico reside em seu sistema de condução altamente automatizada, impulsionado por Inteligência Artificial de alta capacidade computacional.

Essa tecnologia promete elevar a experiência de direção a um novo nível de inteligência e naturalidade, pavimentando o caminho para a direção autônoma Nível 2++ já no próximo ano.
Além disso, o ID. AURA apresenta um conceito de interface homem-máquina (UI/UX) intuitivo, similar à de um smartphone integrado ao console central, e um assistente virtual com características humanas baseado em IA, que facilita o controle das funções do veículo e do sistema multimídia.

Seu design dinâmico e moderno visa atrair os consumidores do segmento A, combinando tecnologia de ponta com um visual atraente.
ID. ERA: Autonomia Extendida e Espaço Generoso para Famílias Modernas
Produzido pela SAIC-Volkswagen, o ID. ERA é um SUV de grande porte com três fileiras de assentos que inaugura a tecnologia de extensor de autonomia na linha Volkswagen.

Este inovador sistema combina um motor a combustão interna, atuando como gerador, para recarregar a bateria durante a condução, adicionando impressionantes 700 quilômetros de alcance aos 300 quilômetros oferecidos no modo puramente elétrico.

Dessa forma, o ID. ERA alcança uma autonomia total superior a 1.000 quilômetros, ideal para famílias que buscam espaço e liberdade em longas viagens. Este conceito representa uma solução inteligente para mitigar a ansiedade de autonomia, um fator crucial para muitos consumidores chineses.
ID. EVO: Tecnologia de 800 Volts e Conectividade para a Geração Z
O ID. EVO, fruto da parceria com a Volkswagen Anhui, mira no público jovem e que valoriza a individualidade. Construído sobre uma plataforma de 800 volts, este SUV totalmente elétrico marca a estreia da família ID. UNYX da Volkswagen no segmento de SUVs de grande porte.

Sua arquitetura eletrônica de alta performance não só suporta uma vasta gama de novos serviços digitais, como também garante a constante evolução da experiência do usuário através de atualizações over-the-air em intervalos curtos.
Essa conectividade avançada e a capacidade de receber novas funcionalidades remotamente alinham-se perfeitamente com as expectativas da geração Z, que busca veículos tecnologicamente avançados e sempre atualizados.

Volkswagen Reforça Compromisso com o Mercado Chinês
De acordo com Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, a apresentação destes três conceitos inovadores demonstra o compromisso da empresa em manter sua liderança no mercado chinês. A estratégia “Na China, para a China” envolve a adaptação do design e das tecnologias dos veículos às necessidades específicas dos consumidores locais. Stefan Mecha, CEO da marca Volkswagen na China, reforçou que nos próximos três anos serão lançados mais de 20 veículos de nova energia de última geração, abrangendo todos os segmentos de mercado.
Thomas Ulbrich, CEO do Centro de Tecnologia da Volkswagen China (VCTC), destacou a “velocidade da China” no desenvolvimento de novos modelos, com o objetivo de reduzir o tempo de concepção para no máximo 34 meses. A Volkswagen demonstra, assim, sua agilidade e capacidade de inovação para atender às dinâmicas do competitivo mercado automotivo chinês.