Pode não parecer, mas o Tiguan está voltando! Depois de deixar os fãs brasileiros com saudades, a Volkswagen decidiu trazer de volta o SUV médio em uma nova geração, e já saíram as primeiras imagens e informações oficiais.
O visual do novo Tiguan ainda está meio misterioso por causa da camuflagem, mas já podemos ver que ele está mais arredondado do que antes. A área envidraçada tem um formato diferente, e a grade frontal parece ter um filete de LED conectando os faróis, que também estão mais suaves e provavelmente contarão com iluminação matricial. Até mesmo o para-choque revela alguns sensores dos sistemas de assistência ao motorista.
Novidades
A traseira ainda está sendo mantida em segredo, mas uma pequena saliência perto das lanternas nos dá uma pista de que elas serão conectadas, assim como acontece com o T-Cross e o Nivus. As dimensões do Tiguan agora são de 4,55 metros de comprimento (+5 mm), 1,93 metro de largura, 1,64 metro de altura (+5 mm) e 2,68 metros de distância entre-eixos.
Por dentro, o Tiguan recebeu uma renovação completa. Ele terá uma central multimídia de 15 polegadas, a mesma presente no elétrico ID.7, com um novo sistema nativo e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Nas versões de entrada, a Volkswagen oferecerá uma central multimídia mais simples, com 12 polegadas.
Outra novidade interessante é que a interface do sistema pode ser controlada por um pequeno joystick no console central, apesar de a multimídia também ter uma tela sensível ao toque. A alavanca do câmbio automático foi movida para trás do volante, e os bancos agora contam com recursos de aquecimento, ventilação e massagem.
Pelo menos no mercado europeu, o Tiguan estará disponível com motores 1.5 TSI com sistema híbrido-leve, um 2.0 TSI a gasolina, um 2.0 TDI a diesel e duas opções híbridas plug-in.
De acordo com a Volkswagen, as versões com baterias de 18,5 kWh terão potência variando de 201 cv a 268 cv, e poderão rodar até 100 km sem precisar de combustível. Vale ressaltar que a quarta geração do Tiguan será totalmente elétrica, sem nenhuma opção de motor a combustão.
Lançamento
O novo Tiguan será lançado no mercado europeu nos primeiros meses de 2024. Após sua estreia no continente, a Volkswagen planeja apresentar a versão com entre-eixos alongado, que é produzida no México e vendida na América do Norte.
Infelizmente, ainda não há indícios de que o Tiguan retornará ao Brasil, mas vamos torcer para que isso aconteça! Fique de atento às novidades deste lançamento, aqui no Carro e Mercado!