Para surpresa de muitos analistas, o mercado automotivo brasileiro teve um desempenho impressionante no primeiro trimestre de 2024. Segundo análise da editoria de autos do Diário do Poder, o setor automotivo fechou o melhor primeiro trimestre desde 2015.
No geral, há quase 10 anos o setor automotivo brasileiro não supera um milhão de emplacamentos nos três primeiros meses.
VEs e híbridos batendo recorde de vendas
Além disso, as vendas de veículos elétricos (VEs) e híbridos continuam batendo recordes no Brasil. No 1º trimestre deste ano, 36.090 veículos da categoria foram emplacados no país.
Esse é o maior número já registrado no período, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A quantidade de emplacamentos de eletrificados nos primeiros três meses do ano também representa crescimento de 145% se comparado com o mesmo intervalo de 2023, quando 14.786 unidades foram registradas.
BYD segue liderando as vendas de VEs no Brasil
Os modelos elétricos representaram 39% de todas as vendas de eletrificados no 1º trimestre, com 14.134 unidades comercializadas. O líder do ranking é o BYD Dolphin, que teve 5.334 vendas nos primeiros três meses do ano.
Esses dados indicam uma tendência positiva para o mercado automotivo brasileiro, com um aumento significativo nas vendas de veículos elétricos e híbridos. Isso sugere um futuro promissor para a indústria automotiva no Brasil.
Investimentos no setor automotivo ainda neste ano
Em 2024, sete fabricantes de carros anunciaram investimentos no Brasil, totalizando R$ 72 bilhões. As empresas que vão investir no país são BYD, Chevrolet, Hyundai, Mitsubishi, Stellantis, Toyota e Volkswagen. Esse valor é significativamente maior do que o divulgado pelas marcas ao longo de 2023, que foi de R$ 15,3 bilhões⁹.
Tendências do mercado nacional
Segundo divulgado na 24ª Global Automotive Executive Survey (GAES), realizada pela KPMG, o futuro do setor automotivo envolve preocupações com segurança cibernética e sustentabilidade, crescimento dos veículos elétricos, novas tecnologias e foco no cliente.
Os híbridos mais vendidos aqui
No primeiro trimestre de 2024, o BYD Song Plus foi o líder de vendas entre os carros híbridos no Brasil, com 1.900 emplacamentos. O segundo lugar ficou com o Haval H6 da GWM, que teve 1.127 emplacamentos. O Toyota Corolla Cross ficou em terceiro lugar, com 920 novos carros eletrificados nas ruas do país em fevereiro.
Leia também:
- Carros 0 km Vão Ficar Mais Baratos em 2024? Entenda as Perspectivas para o Mercado Automotivo
- Dolphin Mini: O Mais Novo Carro Elétrico da BYD e Sua Estratégia de Mercado