Volkswagen ID.4 Chega com Potência Maior – A introdução do Volkswagen ID.4 no mercado brasileiro como parte do programa de carros por assinatura trouxe à tona uma questão notável, prontamente observada por entusiastas automobilísticos, incluindo a renomada revista QUATRO RODAS: a peculiaridade de seus controles touchscreen.
A proeminência da tecnologia nesse veículo gerou desconforto e, em mercados onde o ID.4 já estava disponível por mais tempo, muitos motoristas manifestaram descontentamento com a falta de resposta tátil nos controles de climatização, volume e nos botões do volante. Nos Estados Unidos, também foram expressas preocupações sobre a visibilidade noturna devido à baixa luminosidade desses controles.
Novas soluções
Recentemente, uma atualização de pacotes de equipamentos abordou um desses problemas. Os controles de climatização e volume no painel agora contam com retroiluminação, o que, embora não resolva completamente a falta de resposta tátil que os motoristas apreciam, pelo menos permite que eles visualizem a posição e a função dos comandos ao dirigir à noite.
Essa melhoria está em conjunto com a introdução de uma nova central multimídia de 12,9 polegadas, que também faz parte do novo sistema da VW presente no sedã ID.7. Todos os controles de climatização foram redesenhados, assim como o próprio volante.
Outra mudança notável envolve a alavanca de câmbio, que anteriormente era um comando giratório ao lado do painel de instrumentos. Agora, ela está posicionada à direita do volante, operada de forma vertical, semelhante aos modelos da Mercedes.
Melhorias nas versões tops
No entanto, é importante observar que essas melhorias se aplicam apenas às versões mais caras do ID.4, equipadas com baterias de 82 kWh brutos (77 kWh líquidos), incluindo as variantes Pro, Pro S e Pro S Plus. As versões mais acessíveis ainda mantêm o design original, incluindo os botões que têm sido objeto de críticas.
Felizmente, a configuração disponível no Brasil, a Pro, está entre as que receberão essas atualizações, além de contar com motores mais potentes.
As opções de motorização incluem modelos com um ou dois motores elétricos, com tração integral. Os modelos de tração traseira, agora com um único motor elétrico, tiveram um aumento de potência, passando de 203 cv para 285 cv. Enquanto isso, a variante AWD também viu um significativo aumento de potência, indo de 299 cv para 334 cv.
A Volkswagen também prometeu melhorias na autonomia, que atualmente é de 410 km para os modelos de motor único e 442 km para os modelos de motor duplo. No entanto, os números exatos ainda serão divulgados em breve.
Outras atualizações incluem assentos ventilados e rodas de 20 polegadas para as versões Pro S, enquanto a Pro S Plus recebe rodas de 21 polegadas e um sistema de som Harman Kardon com nove alto-falantes.
Atualizações chegam em 2024
Todas essas modificações estão programadas para os modelos Volkswagen ID.4 do ano-modelo 2024, com previsão de lançamento nos Estados Unidos no início do próximo ano. Resta saber qual será a estratégia da Volkswagen para o mercado brasileiro, já que, atualmente, o ID.4 está disponível apenas por meio do programa de assinatura, mas a montadora afirma que pretende oferecê-lo para compra ainda em 2023. Fica a dúvida se será lançado um veículo que logo passará por essas mudanças.
Por outro lado, o BYD Seal é um sedã médio elétrico comparável ao Porsche Taycan, mas com um preço muito mais acessível. O valor de R$ 296.800 é um dos principais atrativos deste modelo. Equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Seal oferece uma impressionante potência combinada de 531 cv e um torque de 60,2 kgfm.
Esta é uma opção interessante se você não se importa em se arriscar com uma marca nova sem histórico de mercado. Os desafios de se estabelecer num mercado novo como o brasileiro, vão muito além de oferecer produtos mais baratos. A estrutura e knowhow da Volkswagen garantem a satisfação do cliente pós compra e ainda não temos o histórico da BYD para este comparativo.