Volkswagen Se Prepara para a Produção de Elétricos – A revolução dos veículos elétricos está prestes a ganhar força no Brasil, com a Volkswagen na vanguarda desse movimento. A montadora alemã, que já deu um gostinho do futuro com o lançamento do Golf GTE em 2019, está agora preparando um salto ambicioso em direção à eletrificação completa no país.
De acordo com Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, a empresa planeja iniciar a produção de carros 100% elétricos em solo brasileiro até o ano de 2026. Essa notícia é um marco significativo para o mercado automobilístico nacional e ecoa o compromisso da Volkswagen em liderar a transição para veículos mais limpos e sustentáveis.
Schäfer também destacou a importância contínua do etanol como uma peça-chave na tecnologia de híbridos flex. A empresa não apenas está investindo em carros elétricos, mas também está comprometida com soluções de mobilidade mais ecológicas e versáteis.

Futuro energético sustentável
Estamos olhando para um horizonte de até 20 anos com a hibridização, uma solução que é extremamente promissora.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen
Após a introdução do Golf GTE no mercado brasileiro, a Volkswagen deu um salto direto para veículos totalmente elétricos, como o ID.4 e o altamente esperado ID.Buzz, que estará disponível apenas no sistema de assinatura.
Além disso, o CEO da Volkswagen reconheceu o potencial do Brasil na geração de energia limpa, destacando uma vantagem sobre a Europa. A marca já está conduzindo testes com tecnologia híbrida leve (MHEV) flex no país, embora ainda não tenha anunciado uma data de lançamento para essas inovações empolgantes.

Evolução no horizonte
Enquanto isso, dos modelos oferecidos no Brasil, apenas o Taos tem uma versão eletrificada no exterior, embora a maioria, com exceção de Saveiro e Amarok, compartilhe plataformas da família MQB, que possibilitam híbridos leves em variantes mais avançadas, como o Audi A3 e o Golf de oitava geração.
Schäfer também esclareceu que a fabricação de modelos 100% elétricos no Brasil ocorrerá somente após o lançamento da plataforma MEB+, uma evolução da atual MEB usada nos modelos ID.4 e ID.Buzz. A MEB+ está programada para chegar ao mercado em 2026, prometendo um alcance impressionante de até 700 km e uma potência de carregamento de cerca de 200 kWh. Em comparação, o ID.Buzz atual suporta apenas 170 kWh de potência de recarga, com um alcance de 400 km.
Caminho para o Tiguan
Enquanto a Volkswagen se prepara para a chegada do Tiguan, a montadora ainda não confirmou qual motorização será utilizada no SUV no Brasil, mantendo uma pitada de mistério sobre seus planos futuros. No México, o modelo é oferecido com motores 1.4 TSI (150 cv) ou 2.0 TSI (180 cv), deixando os entusiastas ansiosos para ver qual caminho a Volkswagen seguirá aqui no Brasil.
A Volkswagen está pavimentando o caminho para uma era mais verde e eletrizante no Brasil, e a promessa de carros elétricos fabricados localmente até 2026 é uma notícia que ecoará em todos os cantos do país. Com sua visão de um futuro mais sustentável, a montadora está pronta para liderar a revolução dos veículos elétricos nas estradas brasileiras.