Carro e Mercado – A Volkswagen Kombi é um veículo icônico que conquistou popularidade tanto no Brasil quanto no mundo devido à sua simplicidade, robustez e versatilidade. Sua história remonta à Alemanha, antes de se firmar como um símbolo automotivo brasileiro. Neste artigo, exploraremos a trajetória dessa adorada perua, desde suas origens até sua nacionalização no Brasil.
Origens e conceito inovador
Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1938, a Volkswagen iniciou a produção do que se tornaria seu primeiro veículo popular, o Volkswagen Sedan, conhecido no Brasil como Fusca. O sucesso desse carro atraiu a atenção de importadores ao redor do mundo. Um revendedor holandês visitou a fábrica da Volkswagen na Alemanha e se deparou com um veículo de chassi similar ao Fusca, usado para transporte interno de objetos. Reconhecendo a utilidade desse veículo, ele propôs a criação de um veículo multiuso.
Após protótipos com aerodinâmica fraca, em 1950, a Volkswagen apresentou a Kombi, também chamada de Type 2, derivada do Sedan, o Type 1. Com uma carroceria monobloco e design arredondado, a Kombi abraçava a versatilidade, permitindo o transporte de pessoas e carga. Seu motor refrigerado a ar, um 1100 de 25 cavalos, era na traseira. A ideia da Kombi se espalharia da Alemanha ao Brasil.
A chegada ao Brasil
No Brasil, a história da Kombi não começa com a Volkswagen, mas sim com a Brasmotor, que era inicialmente uma importadora e distribuidora de veículos. Em parceria com a Volkswagen, a Brasmotor começou a montar a Kombi no Brasil em 1950. A capacidade de carga e a confiança mecânica da Kombi a tornaram popular imediatamente.
O design do utilitário brasileiro incluía um para-brisa bipartido, faróis circulares e um logotipo Volkswagen no centro da dianteira, que lhe rendeu o apelido carinhoso de “Kombi Corujinha”. Com espaço para até nove pessoas, ou uma capacidade de carga de até 4.800 litros, a Kombi logo conquistou os brasileiros.
Evolução do modelo
A evolução da Kombi no Brasil foi marcada por várias mudanças. A versão Picape, introduzida em 1967, oferecia grande capacidade de carga e sua carroceria era adaptável. O motor 1500 refrigerado a ar, lançado no mesmo ano, conferiu mais potência ao veículo.
O modelo foi gradualmente nacionalizado, com a montagem de componentes no Brasil e a inauguração da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo. O veículo recebeu melhorias no design, como lanternas traseiras ovais e novo motor 1600 cc.
Um ícone nacional
A história da Kombi é marcada por sua versatilidade, robustez e pela sua jornada da Alemanha ao Brasil. Desde sua introdução como um veículo multiuso na Alemanha até sua consolidação como um símbolo automotivo brasileiro, a Kombi conquistou corações e se tornou parte da cultura automotiva do Brasil. Sua trajetória de sucesso e sua despedida deixam um legado duradouro na indústria automobilística e na memória dos entusiastas.
Saiba mais
Encontramos um vídeo bastante completo no canal Relíquia Automotiva do Youtube, que vale a pena assistir para conhecer melhor a história da criação deste veículo tão importante para todo o mundo. Confira, assista aí!