30% dos cargos de liderança na Stellantis são ocupados por mulheres, um aumento de 13 pontos percentuais em três anos. Esse é apenas um exemplo do crescente protagonismo feminino no setor automotivo, que celebra o Dia Internacional da Mulher com ações e metas ambiciosas.
A Stellantis dobrou o número de mulheres em cargos de liderança desde sua criação, em 2021. Elas representam 21% da força de trabalho da empresa e 24% dos cargos de vice-presidente sênior e vice-presidente. A meta é aumentar essa participação para 27% até o final do ano.
Em 2023, 42% das contratações para cargos de liderança e 31% das contratações em todas as categorias foram de mulheres. Na área de manufatura, o aumento da presença feminina em cargos de liderança foi de 15% em um ano.
A empresa está posicionada em 33º lugar no Índice de Diversidade e Inclusão FTSE de 2023, uma subida de 55 posições em um ano. Segundo a Stellantis, o desafio é atrair e desenvolver talentos femininos em todos os níveis da empresa.
“Aumentar a representação das mulheres em cargos de liderança não é apenas parte da nossa estratégia de Recursos Humanos, mas também uma pedra fundamental do nosso desenvolvimento futuro”.
Xavier Chéreau, Chief Human Resources & Transformation Officer da Stellantis

Outras empresas também estão comprometidas com a causa
- A VWCO aumentou em 14 pontos percentuais a participação das mulheres em seu quadro de funcionários nos últimos cinco anos. Entre os cargos executivos, o aumento foi de 8 pontos percentuais.
- A BMW garante que há anos as mulheres compõem mais de 40% do programa de trainees AcceleratiON da empresa.
- A Bridgestone elevou a representação feminina em cargos de liderança de alto nível para 37,5% no final de 2023. Na América Latina, a participação feminina na equipe de gerência é de 27,7%.
Algumas iniciativas para promover a equidade de gênero
- Projetos em parceria com o Senai para preparar mulheres para atuar na indústria de borracha.
- Ações para impulsionar mulheres no mercado de trabalho, como a criação de currículos atrativos.
O Dia Internacional da Mulher é um momento para celebrar as conquistas femininas e para reforçar o compromisso com a igualdade de oportunidades. A indústria automotiva está no caminho certo, mas ainda há muito a ser feito para que as mulheres ocupem o lugar que merecem no setor.
Objetivos para os próximos anos
- Aumento da participação das mulheres em cargos de liderança na Stellantis.
- Metas e ações nas empresas visando promover a equidade de gênero.
- Iniciativas semelhantes por outras empresas do setor automotivo.
- Dar a importância que a mulher precisa para igualar as oportunidades.
As mulheres na realidade social do Brasil
Em pleno 2024, conseguir a inserção no mercado de trabalho, consolidar-se e ter perspectivas de crescimento profissional ainda são obstáculos enfrentados pelas mulheres, em níveis mais acentuados que os homens.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2023, as mulheres, principalmente as pretas ou pardas, dedicaram quase o dobro de tempo que os homens aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos. A taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho é menor, evidenciando uma desigualdade expressiva entre gêneros.
A ampliação de políticas sociais melhorou indicadores sociais das mulheres, mas ainda não é suficiente para igualá-las aos homens em outras esferas, especialmente no mercado de trabalho e em espaços de tomada de decisão.
Mulheres, parabéns…
Que neste Dia Internacional da Mulher, celebremos as conquistas e continuemos as lutas por igualdade. Vamos construir um futuro mais justo e igualitário. O Carro e Mercado apoia as causas sociais e as mulheres.